Astro Automação e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

CALIBRAÇÕES

Realizamos calibrações com emissão de certificado rastreável ou não, conforme a necessidade do cliente.

 

Em todos os certificados constam as informações gerais do equipamento calibrado, bem como as informações dos padrões utilizados para realização do serviço.

 

 

VOCÊ SABE O QUE É E PARA QUE SERVE A CALIBRAÇÃO DE UMA BALANÇA?

 

 

A calibração de balanças tem como objetivo entender e atestar os resultados e erros de medição apresentados pela mesma, tendo como base uma massa padrão como valor de referência. Ou seja, de uma forma bem simplificada a calibração de balanças é uma comparação quantitativa entre o valor do peso de referência utilizado e a indicação registrada no instrumento de pesagem.

 

Por exemplo, é posicionado sobre o prato da balança um peso padrão calibrado com valor nominal de 15 kg, e após estabilização da balança, observa-se o valor indicado no mostrador. A diferença entre o valor indicado pelo equipamento e o valor de referência da massa padrão é o chamado erro de indicação.

 

Todas as especificações técnicas para balanças, assim como os erros máximos permitidos estão definidos na portaria n° 236/94 do INMETRO. Ao final da calibração, o laboratório especializado contratado irá emitir um certificado para garantir a rastreabilidade da grandeza medida. Com esse documento, o cliente tem condições de avaliar se sua balança atende aos seus critérios de aceitação. Caso a balança não atenda aos requisitos, a mesma deve ser encaminhada para a realização ajustes e reparos em uma oficina autorizada pelo IPEM-PR ou INMETRO.

 

  • Obter resultados confiáveis de pesagem;
  • Assegurar a informação do peso dos insumos comercializados;
  • Prevenir fraudes e desvios;
  • Manter corretas margens de lucro;
  • Garantir a qualidade de produtos fabricados;
  • Evitar multas e interdições;
  • Detectar desgastes nos instrumentos;
  • Atestar a fidedignidade de exames e análises laboratoriais.